segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Eireli Saúde




Desde de 09 de janeiro de 2012 existe a possibilidade de se constituir uma EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, e quem trabalha na área de saúde, pode se beneficiar muito dela.

A principal vantagem da EIRELI é o fato de não se precisar ter um sócio, você se torna pessoa jurídica, com todos os direitos disso, como fechar contratos com planos de saúde, participar de licitações públicas,e podem se relacionar melhor com fornecedores de insumos e serviços e contratar empregados. Pode ainda ter o nome fantasia que quiser desde que acrescente o EIRELI no final, como exemplo: José Jesuíno EIRELI, ou J. J. EIRELI, ou ainda FISIOALFA EIRELI.

Além de ter uma carga tributária e a burocrática reduzida  o patrimônio pessoal do titular da EIRELI não responde pelas dívidas decorrentes da atividade empresária. Mas como nada é perfeito, para se tornar uma EIRELI você precisa ter capital de cem salários mínimos, o que equivale em 2014 a R$ 72.400,00, valor  que deve estar disponível em dinheiro, bens ou direitos.

E isso é uma boa grana para a maioria de nós pobre mortais da área de saúde. Mas existe luz no fim do túnel.

O projeto de lei 2468/2011, proposto pelo deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), propõe a redução do limite mínimo do capital social integralizado de 100 para 50 vezes o salário mínimo. O que tornaria esse tipo de empresa muito mais viável para nós. O PL foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CEDEIC) da Câmara dos Deputados e agora está sendo analisado pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

No momento para quem tem a grana necessária essa é a mais simples e mais barata forma de se tornar pessoa jurídica.

Se alguém se interessar em mandar um recado pra CFT, para que a comissão analise esse pleito a nosso favor, o link é esse: http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cft

Eu já fiz minha parte!

2 comentários:

  1. Olá estou construindo uma clínica de fisioterapia e estou com dificuldade na questão do enquadramento tributário da minha futura empresa. Fiquei sabendo que a profissão não se encaixa no simples nacional, e tb vi neste site que a clínica se encaixa no EIRELI, mas o EIRELI, não é do simples nacional?
    A clínica tb trabalha com hidro e pilates será, que fica melhor enquadrar como academia?
    Fico imensamente grata pela atenção, fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Até o momento o Simples esta vetado para clinicas de Fisioterapia(tramitação da permissão está no senado) o Eireli é a alternativa pra nóse não tem nada a ver como Simples.Faça uma busca no google(clinica de fisioterapia e eireli) e vai encontrar várias.
    GRd Abraço

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com