sábado, 12 de janeiro de 2013

Os Princípios Básicos do Empreendedorismo



Transformers é um filme que traz a clássica dobradinha:  humanos e criaturas alienígenas. E vários filmes ao longo da história do cinema americano, como Predador, Alíen, Independence Day já haviam utilizado  essa mesma fórmula.

Contudo Transformers, esse filme onde robôs se transformam em carros foi um sucesso que rendeu 700 milhões de dólares, só no filme 1, e que só no Brasil, foi visto por mais de 2,0 milhões de espectadores,  a cada filme da atual trilogia.

Mas apesar dessa  ser uma dobradinha clássica do cinema ,humanos e alienígenas, o que esse filme tinha de tão especial, qual é o diferencial desse filme que o fez um grande sucesso do cinema ?

Os três primeiros filmes da saga Transformers já arrecadaram 2,67 bilhões de dólares em bilheterias nos  cinemas do mundo inteiro.

É que pela primeira vez, alienígenas e humanos lutava lado a lado para salvar o planeta Terra.
E é aí que o criador desse filme nos dá um bom exemplo de um dos princípios do empreendedorismo: Pensar diferente.  
Só quando você pensa diferente é que você encontra um diferencial.

Quer ver outra lição interessante de empreendedorismo dada pelo cinema americano, o filme Avatar, a maior bilheteria da história do cinema até hoje, e sabe qual é a principal ideia do filme: chamar a atenção para a necessidade de se conciliar a preservação da natureza com a exploração dos recursos naturais.

Só tem um porém, todo dia se fala disso nos noticiários, todo dia o Green Peace faz pelo uma manifestação nesse sentido em algum lugar do mundo, de tempos em tempos dezenas de líderes mundiais  se reúnem sobre esse assunto, etc.etc...

Mas  Avatar, esse filme de seres azuis, só no Brasil, foi visto por mais de 9,1 milhões de pessoas no cinema e na América do Norte foi por por 61 milhões de pessoas.

Onde está a lição de empreendedorismo dada pelos criadores de avatar?

Tudo que já está sendo feito, pode ser realizado de uma maneira melhor.

E não há um filme que nos dê mais lições de empreendedorismo do que À Procura da Felicidade. São lições: versatilidade, criatividade, estratégia, mas uma lição é sem dúvida a que mais nos chama a atenção.

O personagem de Will Smith passava por todo tipo de dificuldade junto com o filhinho mas o tempo todo ele nunca deixa de acreditar nele mesmo.

E esse talvez seja o maior principio do empreendedorismo: Acredite em Você Mesmo, em seu potencial e em seus conhecimentos, você não passou cinco anos estudando à toa.

E pra não dizer que só existem lições de empreendedorismo em filmes americanos, no filme Os Dois Filhos de Francisco, grandes princípios do empreendedorismo estão lá como determinação, superação e foco no objetivo.

Se vocês se lembram do filme depois dos cantores Zezé di Camargo e Luciano  terem conseguido gravar o disco, com  a música  que é o maior sucesso deles, É o amor, a produtora não sabia quando ia lançar, então eles voltam pra casa deles, lá em Goiás.

E é nesse ponto da história que Seu Francisco, pai deles, um homem simples, de pouco estudo, nos dá uma grande lição de empreendedorismo quando leva uma fita dos filhos para uma rádio local e gasta quase seu salário todo em fichas telefônicas e as distribui com as pessoas, pras elas ligarem pedindo a música, ou seja, Ele simplesmente fez acontecer.

Você passa cinco anos dentro da faculdade e depois da formatura, você fica esperando alguém te chamar pra trabalhar, abrir uma vaga no hospital, abrir uma clínica no seu bairro,você fica esperando,esperando...

A essa altura do campeonato vocês deve estar pensando: que viagem é essa de misturar Empreendedorismo com cinema e Fisioterapia?

Pois é, eu usei filmes badalados do cinema, que você com certeza já assistiu, pra mostrar que os princípios do empreendedorismo estão à nossa volta, fazem parte do nosso dia a dia e que para ter atitudes empreendedoras, não precisa ser nenhum gênio do marketing, nem tampouco nascer com uma luz especial, ter ideias mirabolantes ou ainda muito dinheiro.

Basta enxergar as oportunidades e as possibilidades ao seu redor.

Agora que lhe relembrei que os princípios básicos do empreendedorismo são: Buscar um Diferencial, Fazer Melhor, Acreditar no Próprio Potencial e Fazer Acontecer, o meu maior objetivo este ano é continuar  a  mostrar que a Fisioterapia é uma profissão de e do futuro com infinitas possibilidades à nossa frente.

Depois de um ano, graças a Deus, de muito trabalho e de alguns dias de folga para descansar, eu tô de volta!!!

Um comentário:

  1. oi, adorei seu blog. olha o que eu criei recentemente co o intuito de ''apresentar'' a fisioterapia :) http://fisioestudante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com