domingo, 9 de junho de 2013

Empreender Fora dos Ramos Tradicionais da Fisioterapia – Parte 3.1 – O Retorno



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, na edição de 10 de janeiro de 2008 do Diário Oficial da União, a Resolução Normativa nº 167, que revê o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e amplia as coberturas para os beneficiários de planos de saúde. Os segurados passarão a ter a possibilidade de cobertura em atendimentos como Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicoterapia e Fisioterapia.
E a complexidade dos sistemas público e privado de saúde, aliado ao alto custo financeiro envolvido na assistência à saúde tem exigido e envolvido cada vez mais os auditores na condução, avaliação e controle do sistema. Abrindo assim a possibilidade de Fisioterapeutas se tornarem auditores.

Pois é, vocês já viram esse texto por aqui, e desde que esse post caiu na rede em 2009,muitos FisioAuditores surgiram em todo o país.Porém ainda são poucos,poucos demais pra demanda existente,tanto no serviço privado quanto no público.

Para você ter uma idéia, na Bahia, foi promovido o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas de Saúde para Auditores do SUS, promovido em parceria com a SESAB e a Escola Estadual de Saúde Publica do Estado da Bahia (EESP/BA),entre abril e outubro de 2011, a 100 auditores de saúde,. Nesse grupo havia Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Farmacêutico, Nutricionista e como vocês podem perceber,nenhum Fisioterapeuta. Só que são esses profissionais que compõem a equipe de auditores do SUS que atua nos serviços de Fisioterapia no Estado da Bahia.

E você aí, teimosamente repetindo, que o mercado da Fisioterapia está saturado!

Mas para nos contar mais sobre a atuação do Fisioterapeuta Auditor do SUS vamos conhecer Igor Vilela,que gentilmente concedeu ao Blog Papo de Fisio essa entrevista:

1.O que um auditor na área de saúde faz exatamente?


O auditor tem como a finalidade de avaliar, verificar,fiscalizar, prevenir atos programas de saúde e recursos utilizados  no qual esta inserido tanto no plano municipal de saúde como os recursos oriundos da própria secretaria de saúde em questão.

2.Estamos habituados, infelizmente, a ver o desvio de dinheiro público em diversas áreas inclusive na saúde, o que o auditor na área da saúde pública faz diante de um cenário como esse?
Infelizmente estamos deparando com tal realidade abordada nos dias de hoje, porem a atuação do auditor e de suma importância nestes casos pois a auditoria tem como suas ferramentas verificar as irregularidades e recomendar que no caso de desvio de verba publica seja ressarcida aos cofres públicos e também encaminhar para outros órgãos competentes pois a auditoria não tem poder de policia, mas pode encaminhar para os órgãos competentes.

 3.Quais as perspectivas futuras para a área de Auditoria em Saúde Pública?
Bem a auditoria na Saúde publica vem melhorando ao longo dos anos, pois antigamente os órgão via a figura do Auditor como um profissional que chegava no órgão pra punir verificar erros e hoje já conseguimos passar outra realidade pois a Auditoria vai muito mais além disso pois se todo órgão tivesse uma auditoria ativa ao seu lado os gestores não teriam tantos problemas como vimos nos dias de hoje. 
Porem hoje a auditoria na saúde teve grandes avanços como profissionais cada vez mais qualificados na área especifica da auditoria e a conscientização dos gestores do papel fundamental da figura do auditor na gestão da saúde pública e na melhoria da qualidade da gestão.

4.Quais  as habilidades necessárias para ser um bom auditor na área da saúde?
Bem hoje colocamos que os auditores tem que no mínimo possuir especialização especifica em auditoria em saúde, mais também alguns outros fatores muito importantes: Tais como a imparcialidade nas auditorias, sigilo profissional, discrição nas auditoria, resistir a pressão de muitas vezes de terceiros onde estamos auditando, ser objetivo.

5.Quem é o Fisioterapeuta Auditor Igor Vilela?
Bem o Auditor e Fisioterapeuta Igor Vilela bem nascido em Goiânia e hoje residente em Cuiabá-MT  formado pela Universidade de Cuiabá a 8 anos, Pós graduado em Auditoria em serviços de saúde, funcionário público na Prefeitura Municipal de Cuiabá  e Auditor da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e também Consultor em medicina ocupacional e Perito na Justiça do Trabalho e Justiça Federal de MT
Contato: igorjunqueira@hotmail.com

Quer saber sobre o assunto:
Análise dos Auditores em Saúde Quanto aos Serviços Públicos de Fisioterapia No Estado da Bahia 

Auditoria em Fisioterapia no Sistema Único de Saúde:Proposta de Protocolo Específico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e Sugestões são bem vindas, mas existem regras:
Sem ofensas, palavrões ou expressões que ataquem a imagem da Fisioterapia ou do Fisioterapeuta
Texto escrito em português porque se vc eh uma dakelas pixoas ki teclum axxim meu sistema fica nervoso só de olhar.
Comente Sempre!
E se quiser falar diretamente comigo:papodefisio@gmail.com